Maquiando as contas

Ministro será chamado para explicar defesa da retirada dos alimentos do cálculo da inflação

domingos savioO ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, será chamado pela Comissão de Agricultura para prestar esclarecimentos sobre entrevista na qual defendia a retirada dos alimentos do cálculo da inflação. O requerimento aprovado nesta quarta-feira (2) é de autoria do deputado Domingos Sávio (MG).

Como alerta o tucano, não é de agora a intenção do governo petista de excluir dos índices de inflação os preços mais voláteis, como os dos alimentos.  Em 2010, ano da última eleição presidencial, o ministro Guido Mantega (Fazenda) pretendia tirar dos cálculos inflacionários os preços dos alimentos, dos combustíveis e da energia – esses dois últimos preços controlados pelo governo.

O cenário atual não difere muito do encontrado naquele ano, destaca Sávio. Após técnicos do governo afirmarem que estão estudando a exclusão dos preços dos alimentos do cômputo do IPCA, justamente no momento em que o índice está perto de estourar o teto da meta, Marcelo Neri defendeu a tese.

Em seu requerimento (confira a íntegra), o tucano explica com detalhes o que está por trás da manobra governista e critica a ameaça dos petistas.  “No lugar de buscar encobrir a inflação real, o governo Dilma deveria entender que o melhor remédio para a economia brasileira seria um choque de credibilidade na perseguição das metas de inflação”, cobrou o tucano. De acordo com o último relatório do Banco Central, o teto da meta  – de 6,5% ao ano – deve ser estourado até setembro, em mais um legado maldito de Dilma no campo econômico.

(Da redação/Foto: Alexssandro Loyola)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s