Justiça manda Fruet criar 9,6 mil vagas em creches

A Justiça determinou que a prefeito Gustavo Fruet (PDT) crie 9.696 vagas para a educação infantil até o fim de 2015. A medida tem caráter liminar e é uma resposta à ação civil pública movida pelo Ministério Público do Paraná. A decisão foi proferida pela juíza Maria Lúcia de Paula Espíndola, da 2.ª Vara da Infância e da juventude e Adoção, e fixa multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. As informações são da Gazeta do Povo.
Na decisão, a juíza cita que o ritmo previsto pela prefeitura para a implantação de vagas “é lento e não atende ao princípio da prioridade absoluta”. “Muitas coisas podem esperar e podemos deixar para amanhã. Não é o que ocorre com as crianças. Seu momento é agora. Essa é a razão do princípio da prioridade absoluta que a Constituição outorga à concretização dos direitos de crianças e adolescentes.” A posição é de 5 de agosto, mas foi divulgada apenas ontem pelo MP-PR.
 
Caso não consiga reverter a decisão na Justiça, a prefeitura de Curitiba terá de criar, até o início do ano letivo de 2015, 1.938 vagas — sendo 1.783 para a faixa etária entre 0 e 3 anos e 155 para crianças com mais de 4 anos. As outras 7.758 vagas deverão ser criadas até o fim do próximo ano (7.136 para até 3 anos e 622 para crianças entre 4 e 5 anos). As vagas poderão vir por meio de construção de novas unidades, ampliação das já existentes ou convênios com unidades particulares.
 
Apesar de a demanda manifestada por vagas na educação infantil pública ser de 9.696 crianças, esse número poderia ser ainda maior se a oferta encorajasse pais a buscarem vagas para seus filhos. De acordo com levantamento do MP-PR, em 2012, o déficit de vagas na cidade ultrapassava a casa dos 69 mil. Situação que se repete no restante do estado, onde esse déficit é de mais de 400 mil vagas.unnamed (33)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s