Nova pesquisa indica vitória de Beto Richa no 1° turno no Paraná

O governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, lidera mais uma pesquisa eleitoral no Paraná com chances de vitória já no primeiro turno em 5 de outubro. Divulgada nesta segunda-feira (15), o instituto Radar mostra o tucano com 46% das intenções de voto se as eleições fossem hoje, o que dá 51% dos votos válidos. O senador Roberto Requião (PMDB) aparece em segundo lugar, com 28%, seguido da senadora Gleisi Hoffmann (PT), com 14% na pesquisa estimulada.unnamedasdfgf

Os candidatos Bernardo Pilotto (PSol) e Ogier Buchi (PRP) tem 1% cada. Já os candidatos Rodrigo Tomazzini (PSTU), Tulio Bandeira (PTC) e Geonísio Marinho (PRTB) somados não têm 1%, segundo o instituto. Não sabem ou não responderam somam 10% dos eleitores que participaram da pesquisa.

Beto Richa foi apontado por 55% dos entrevistados, independente do voto, como vencedor das eleições no Paraná. Requião foi citado por 20%, Gleisi por 7% e os outros candidatos não foram citados.  Os que não sabem ou não opinaram sobre a pergunta do instituto representam 18% dos entrevistados.

 
A pesquisa fez três simulações de segundo turno. Contra Requião, Beto Richa vence por 57% a 36% e não sabem ou não responderam representam 7% dos entrevistados. O segundo turno contra Gleisi Hoffmann mostra Beto Richa com 59% e a petista com 32%. Não sabem ou não responderam representam 9% dos entrevistados. Já em uma eventual disputa entre Requião e Gleisi, o peemedebista venceria por 46% a 39%. Os indecisos correspondem a 15% dos entrevistados pelo Instituo Radar.

Rejeição – Quando perguntado ao eleitor em quem ele não votaria “jamais” a governador, o candidato do PMDB lidera, com 25% de rejeição. Beto Richa teria 16% e Gleisi foi citada por 14% dos eleitores entrevistados. Tulio Bandeira é rejeitado por 4% dos eleitores, Ogier Buchi tem 3%. Os candidatos Bernardo Pilotto, Rodrigo Tomazzini e Geonísio Marinho têm 2% de rejeição cada.

O instituto Radar entrevistou 1199 eleitores em 45 municípios do Paraná, entre os dias 9 e 13 de setembro. A margem de erro de 2,9% para mais ou menos. O nível de confiança é de 95,5%, ou seja, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro de 2,9%. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) é PR-00034/2014.  A pesquisa foi contratada pelo Portal Bem Paraná ao custo de R$ 48,5 mil.
unnamedfdh
O senador Álvaro Dias (PSDB) mantém a posição de liderança com mais da metade da preferência do eleitorado à única vaga do Paraná no Senado neste ano. O tucano tem 62% da preferência dos eleitores entrevistados pelo Instituto Radar. O segundo colocado, Ricardo Gomyde (PCdoB) aparece com 6%, Marcelo Almeida (PMDB) tem 5% e Professor Piva (PSOL) aparece com 2%. Luiz Antonio Barbara (PTC), Mauri Viana (PRP) e Adilson Silva (PRTB) têm 1% cada. O candidato Evandro Castagna (PSTU) não pontou. Não sabem ou não responderam somam 22% dos entrevistados.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s