Prêmio Finep de Inovação contempla fundador da CarobHouse

Sócio-fundador da empresa paranaense, única a produzir produtos à base de alfarroba no Brasil, Luiz Carmine Giunti de Oliveira ganhou prêmio na categoria Inventor Inovador

Os campeões regionais do Prêmio Finep de Inovação – Edição 2014 serão premiados nesta quarta-feira (dia 5), em cerimônia que acontece no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com três representantes entre os 26 ganhadores, o Paraná é destaque no prêmio anual, criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas, desenvolvidos no Brasil. O Prêmio Finep de Inovação é fruto da parceria do Governo Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia e é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País.

O sócio-fundador da CarobHouse, Luiz Carmine Giunti de Oliveira, foi o vencedor da categoria Inventor Inovador do Prêmio Finep 2014 – Região Sul. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da CarobHouse, Carmine Giunti desenvolveu uma formulação balanceada, utilizando como principal matéria prima a alfarroba e lançou no mercado como uma alternativa ao chocolate convencional, ideal para pessoas com restrições alimentares ou que optam por alimentos mais saudáveis.

Como resultado destas pesquisas, iniciadas em 1990, nasceu a CarobHouse, única empresa brasileira que fabrica produtos a base de alfarroba no país. Trata-se de um alimento muito semelhante ao chocolate, mas sem estimulantes como a cafeína e a teobromina. Além disso, tem baixo índice glicêmico e mais rico em fibras, minerais e vitaminas, sem adição de açúcar, sem glúten e sem qualquer ingrediente de origem animal. “O prêmio de Inventor Inovador é um enorme orgulho para toda equipe CarobHouse e também a certeza de que temos desenvolvido um excelente trabalho, sempre zelando pela saúde de nossos consumidores e qualidade dos nossos produtos”, afirmou Carmine Giunti.

Muito embora seja único no mercado, os produtos a base de alfarroba possuem odor, textura e aparência similar ao cacau, mas difere no sabor. Tanta semelhança originou sabores e formatos criados pela CarobHouse , que vão desde a barrinha, passando pelo tablete e creme de avelã em pote, até as caixas de bombons nos variados sabores: passas, avelã, castanha e damasco.

O Prêmio Finep contempla oito categorias no total: seis regionais e nacionais e duas exclusivamente nacionais. Os primeiros colocados regionais, em cada categoria, competem também na final nacional, que acontece em Brasília. Serão distribuídos entre os vencedores R$ 8 milhões em prêmios. Entre os paranaenses também foram contemplados a Biodiversité (categoria Pequena Empresa) e a Angelus Ciência e Tecnologia (categoria média empresa).

Carmine Giunti, vencedor da categoria Inventor Inovador com Eloisa Orlandi. foto Heloisa Rego

Carmine Giunti, vencedor da categoria Inventor Inovador com Eloisa Orlandi. foto Heloisa Rego

Sobre a CarobHouse
A pesquisa para fabricação começou em 1990, com o estudo do fruto da árvore nativa da costa do Mediterrâneo – a alfarrobeira. A ideia nasceu quando o sócio fundador da CarobHouse, à espera para ser atendido numa barbearia, leu em uma revista sobre a dificuldade de uma parcela da população que, durante a Páscoa, acaba excluída por conta da falta de opções ao chocolate, seja por restrições ao cacau, ao açúcar, à lactose e/ ou ao glúten.

Carmine reuniu um grupo formado por amigos e membros de sua congregação religiosa, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba (PR), para provar seus experimentos. O sabor atraiu um grupo de 100 degustadores “informais” que provaram diferentes versões desenvolvidas e opinaram sobre aspectos como palatividade, textura e dulçor, entre outros. O resultado da formulação, a partir dessas observações, encorajou o lançamento da empresa no mercado nacional, em 2003.

Hoje, a empresa com sede em Curitiba está presente em todo o Brasil, por meio de uma rede de distribuidores independentes e de representantes comerciais autônomos. O crescimento significativo no mercado das regiões Norte e Nordeste do País tem possibilitado a empresa ultrapassar a marca de R$ 5 milhões de faturamento ao ano.

O grande desafio da CarobHouse, que conta com 47 colaboradores, é quebrar o paradigma e poder se juntar ao mercado nacional de produção de chocolate gourmet e derivados. Para isso, a empresa prefere investir em campanhas de esclarecimento ao consumidor e trabalhar em treinamentos técnicos para a força de vendas, além de posicionar o produto com profissionais da área de saúde e formadores de opinião.

A área comercial concentra recursos no programa de degustação nos pontos de vendas e em congressos médicos. A experiência ousada tem dado certo e já rendeu à empresa dois outros prêmios nacionais em 2013, além de dois registros de patentes e quatro solicitações em análise no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), todas derivadas da alfarroba.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s