Governo do Paraná abre licitação para construção do Cense em Cascavel

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (26) o edital de licitação para a construção do novo Centro de Socioeducação I (Cense), em Cascavel, região Oeste do Estado. O valor máximo admitido para os serviços é de R$ 6,6 milhões. A empresa terá 360 dias para execução da obra.Projeto arquitetônico no novo Cense I de Cascavel.

O Cense I será construído com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), em uma área localizada na Rua Garrastazu Médici, esquina com a Rua Comil. A nova edificação terá oito blocos, sendo dois para alojamento e os demais para os setores administrativo, controle, saúde, desportivo, serviços e atividades. Além disso, o projeto prevê a construção de estacionamento, guarita, abrigo de resíduos e cisternas. A área total da unidade será de 1.252,30 m².

Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Letícia Raymundo, a construção do novo Cense I representa mais um passo importante para o aperfeiçoamento dos serviços socioeducativos oferecidos no Paraná. “Assim melhoraremos o atendimento aos adolescentes. Logo o teremos o sistema mais estruturado do país, como determina o Sinase”.

INOVAÇÃO – O projeto arquitetônico da nova unidade, elaborado pelo setor de engenharia da Secretaria da Família traz um novo conceito. Ele apresenta várias modificações em relação ao modelo usado hoje, principalmente em relação à funcionalidade e estrutura.

A secretária explica que o principal diferencial está em apresentar menor quantidade de grades. A ideia é que se pareça mais com uma escola, um espaço educativo, sem reduzir a segurança da unidade.

ATENDIMENTO – O novo Cense I de Cascavel realizará o atendimento de internação provisória, caracterizado por privação de liberdade. O adolescente pode permanecer no local por até 45 dias. Nesse período, os adolescentes recebem escolarização e participam de oficinas culturais de curta duração, como iniciação de instrumentos musicais, criação literária, interpretação de texto, roda de leitura, teatro, musicalização, técnica vocal, artes circenses, entre outras.

ESTRUTURA – No Paraná existem atualmente 18 Centros de Socioeducação (Censes) e sete Casas de Semiliberdade. Desde 2011, o Governo do Estado investe fortemente para a reestruturação das unidades. Foram aplicados R$ 68 milhões em recursos, que também contemplam o fortalecimento das atividades de orientação profissional, lazer, cultura, esporte e escolarização dos adolescentes, além da capacitação e o aprimoramento de gestão dos servidores. Projeto arquitetônico no novo Cense I de Cascavel.

PROCESSO – O diretor-geral da Paraná Edificações, Luiz Fernando de Souza Jamur, explica que todas as propostas serão analisadas e classificadas pela Comissão de Licitação. “O critério para declarar o vencedor será o menor valor proposto para a obra e o cumprimento das exigências estabelecidas”, diz.

As consultas referentes a dúvidas de caráter técnico ou de interpretação do edital devem ser enviadas no endereço eletrônico:www.compraspr.pr.gov.br, – “questionamento”, até as 18 horas do dia 18 de dezembro. A abertura dos envelopes está programada para o dia 29 de dezembro, as 9h30, na Avenida Iguaçu, nº 420, 3° andar, Curitiba. A retirada do edital e dos elementos instrutores pode ser feita do site www.compraspr.pr.gov.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s